Pixel-Art Tutorial

Bem, Pixel-Art é minha especialidade, e, para começar o blog, farei uma matéria completa sobre Pixel-Art em RPG Maker.

Deen é um Pixel-Artist que eu admiro muito, toda minha inspiração e habilidades devo a ele. Seu tutorial de Pixel-Art pode ser encontrado na área de Pixel Art no fórum da Mundo RPG Maker. Através de seus ensinamentos, me tornei o que sou hoje. Mas posso citar outros bons pixel-artist e designers que me inspiram: Nedson, Contium, PinedaVX e Paoa. Obrigado a todos ^^ Então fiquem aqui com um tutorial criado por mim, que eu fiz com muito esforço para vocês.

Tutorial de Pixel-Art
by TMOG

 

Nível: Fácil
Aplicativos: Microsof Paint (o famoso PAINT)
Criado por TMOG

Pixel-Art para o RPG Maker precisa de uma base, um template, como esse:

Esse estilo de Template é chamado Breeze, através dele trabalharemos no nosso Char (personagem). Atenção: O Breeze é um template que serve para o RPG Maker VX e XP.

Após selecionarmos o Template deveremos escolher uma Paleta de Cores, onde encontraremos as cores necessárias para criar o nosso char.
A Paleta que usarei foi criada para o Template Breeze, aqui está ela:

Outras paletas podem ser utilizadas, mas essa é considerada a apropriada para Chares Breeze.
Agora começaremos a “criar” o nosso char. Selecionando (com a ferramenta “Conta-Gotas” do Paint) o último quadrado da Cor que você desesja, contorne as roupas e o cabelo do seu char, assim:


Agora preencha todo o seu char com a segunda cor da paleta, assim:

Já deu pra notar quem o meu char é, não é? Mas ainda não terminamos. O próximo passo é o sombreamento. O sombreamento é considerado, por muitos iniciantes e até experientes, a parte mais difícil. Selecionando a 3º Cor faremos o sombreamento. Para fazer o sombreamento, levemos em conta três aspectos do char:

  1. Perpectiva de Iluminação (De onde vem a luz?)
  2. Perpectiva da Forma (O corpo do char é um papel ou ele tem volume?)
  3. Perpectiva da Roupa (A roupa do char pode ser pesada e leve?)

Então, seguindo as dicas acima, faça o Sombreamento da roupa do char, (apenas da roupa!) o sombreamento do cabelo do char nós faremos depois, pois ele é mais complexo. Então, sombreando, teremos algo assim:

Com o Zoom não parece, mas o nosso char já está esplêndido em tamanho real.
Agora, a parte em que todos arregaçam as mangas, se seguram na cadeira e começam a suar: Sombreamento no Cabelo
Essa parte é muito difícil, porque qualquer erro irá fazer com que seu char fique estranho, também é difícil porque usaremos todos as cores da paleta. Mas não se desesperem, farei com que se pareça fácil
Agora vamos lá.

Passo1: Usando a penultima cor da paleta, faça um sombreamento que dê destaque ao tipo do cabelo, também coloque nos lugares onde têm pouca luz:

Passo 2: Com a terceira cor, faça o sombreamento básico (semelhando ao da roupa). Recomendo que você coloque sombreamento, também, perto da primeira camada de sombra (a do passo 1):

Passo Final: Esse é o mais fácil, consiste em, apenas, selecionado a primeira cor da paleta, criar um arco de iluminação no cabelo, para dar sensação de luz (pode não parecer, mas é muito útil):

E, com esse último passo, terminamos o Naruto:

Considerações

Como eu disse no começo, devo grande parte do que eu sei ao Deen. Também quero agredecer ao site The Breeze Revolution por criar o estilo Breeze e por disponibilizar Template e Paleta. Eu também quero agradecer, principalmente, a vocês que estão lendo esse tutorial, pois dos inspirados se inspira o inspirador. 😀

3 Responses to Pixel-Art Tutorial

  1. Neto Monteiro disse:

    Esta ótimo seu blog, estarei acompanhando assim que possivel

  2. TMOG disse:

    Nossa, primeiro comentário que emoção *_*
    Valeu cara, darei o máximo pra tentar melhora-lo mais e mais
    o/

  3. Gabriel disse:

    Muito bom esse tutorial para iniciantes me ajudara muito para quendo eu for fazer meus chars. Vlws.

Deixe um comentário

